sábado, 3 de novembro de 2007

SEM LUCHO NEM BRIO!


Porto 1 belenenses 1

Desde o apito inicial se viu que não ia ser fácil ganhar à equipa bem montada do belenenses.. Vinham com a lição bem estudada: cortar as linhas de passe.. anular lisandro.. e pressionar a bola..

Ao minuto 11.. tudo mudou!! o capitão e melhor jogador do porto (e da superliga) sai lesionado e entra para o seu lugar o miúdo leandro lima.. A vitória tornava.se, assim, ainda mais complicada.. mas há sempre confiança nos bi.campeões..

O golo do Porto surge após a insistência de Paulo Assunção e termina, embora fora.de.jogo, com uma boa finalização de Postiga.. tudo parecia correr da melhor maneira.. mesmo sem o capitão, o Porto (já) estava na frente..
Não houve mais nenhuma grande oportunidade na 1ª parte.. indo o Porto com a vantagem mínima para os balneários!
Na 2ª parte após o (bom) golo do belenenses.. impunha.se sangue frio e grande eficácia do ataque do campeões.. mas tal não aconteceu..

Jesualdo já tinha impedido lisandro de decidir o jogo, desde o início, pondo.o a jogar na ala e deixando o Postiga (sem ritmo de jogo) sozinho na frente.. e, aos 60', resolve mudar novamente o bombeiro do Porto de posição.. com a saída de leandro lima e a entrada de tarik, lisandro jogava agora a meio na frente de ataque (como que um número 10 subido).. é sabido que lisandro não tem falhado na concretização esta época, mas não é ao po.lo a extremo ou a 10 que ele vai resolver!! Os dotes de goleador de lisandro foram completamente preteridos (quando se impunha um golo) por 2 ponta.de.lanças frios, sem ritmo e rotina de jogo..

A defesa do Porto não foi tão consistente como nos tem habituado devido à desatenção de Fucile e Stepanov e à má exibição de Cech (que nunca na vida será titular do Porto)..
Quanto à exibição de Quaresma.. desta vez não posso dizer que desiludiu.. já estávamos todos à espera!! Quaresma arrastou.se o jogo todo, perdeu bastantes bolas, nunca defendeu (mesmo quando a bola se passeava ao seu lado), tentou complicar o jogo sempre que podia e, mais uma vez, foi improdutivo em todas as bolas paradas!
O Porto a "depender" de Quarema é mau para o Porto e mau para o Quaresma (que é grande herói quando sai bem.. e o pior jogador do mundo quando sai mal)..

Mas Jesualdo não tem coragem para o tirar de campo.. Está a prejudicar o Porto e está a queimar o Quaresma.. que à primeira finta falhada baixa os braços, põe o peito "pra fora" e caminha altiva e calmamente para trás até lhe passarem novamente e ele a voltar a perder..
Quaresma gosta é que o tratem como um rei (daí demorar 10min a chegar à bandeirola enquanto pede palmas), para, logo a seguir ficar fdd, porque o seu "canto directo" foi directo... pra fora!!

Mais uma vez lamento o jogo de Braga.. que definiu Quaresma como marcador de todas as bolas paradas.... Jesualdo, assim que chegou ao Porto, falou na ineficácia das bolas paradas.. ao primeiro golo de canto deu logo a sua missão como cumprida para agora, ano e meio depois, o Porto ter 16(!!) cantos e meia dúzia de livres contra o belenense para o seu menino bonito mandar bolas para o adverário, contra a barreira ou directamente para fora!!

P.S.: Nota para a coerência de jorge jesus... foram várias as situações em que o treinador, que defende que o fair.play "é uma treta", esbracejou no banco para que o jogo fosse interrompido a fim de serem assistidos os seus jogadores.. jogadores esses que, ao mínimo toque de raspão, pediam a ambulância, para 5' depois (o tempo que demorava a assistência) correrem como se de um milagre (de jesus) se tratasse!! Mas já se sabe como são estas equipas de 2ª liga.. à falta de melhores armas, orgulham.se de pontos conquistados com 40' de anti.jogo!

P.S.2:Nota positiva para paulo baptista que, ao minuto 93, teve coragem de mostrar o amarelo a Costinha que fez o que quis durante todo o jogo...

0 comentários: