sábado, 6 de outubro de 2007

VERGONHOSO!


Não tenho problemas em criticar.. principalmente porque não gosto, nem nunca gostei em momento algum desse "senhor"!

Scolari foi, muito provavelmente o que de pior aconteceu na selecção portuguesa!
Assim que deixou o Brasil falou-se que (como qualquer jogador ou treinador de futebol) "esteve com um pé no benfica", mas nunca chegou a treinar o referido clube. Mais uma contratação falhada do 3º classificado e o pretendido treinador assinava pela contrato com a federação portuguesa.
O seu primeiro "acto oficial" foi "fechar" a selecção! Como bom orador, bom estratega e mau treinador(!), Scolari seguiu a táctica que muitos comentadores atribuem a Pinto da Costa: arranjar inimigos externos para proteger o grupo. Ora, seguindo bons exemplos e, ainda por cima, marcando como inimigo o F. C. Porto, desde muito cedo (desde a primeira convocatória) Scolari caiu no goto de "8 milhões" de portugueses!
Com o afastamento do Baía do lugar que sempre foi dele e numa altura que este era sem dúvida alguma o melhor guarda-redes português e, em 2004, (segundo a UEFA) o melhor da Europa, Scolari conseguiu ganhar afeição, respeito, admiração de 80% daqueles que lhe pagam o salário!

Teve o mérito de unir esses portugueses dizendo que queria um selecção unida (novamente a referida estratégia) e dizendo que queria ver as janelas com a bandeira do (nosso) país.
Portugal foi vice-campeão, num torneio realizado em casa, cujo vencedor foi a poderosíssima selecção da Grécia. Até para os portugueses rendidos "à magia" do "sargentão" o 2º lugar soube a pouco. Scolari deveria ter percebido que, ainda por cima tendo como seguidores adeptos de clubes que nada ganham, era imperioso ganhar todos os jogos principalmente podendo usufruir de uma equipa totalmente montada por José Mourinho!

Mas as peripécias do menino brasileiro não acabaram aí.. Scolari andou semanas num impasse a ver que selecção iria representar no mundial.. Ao ver Inglaterra a acenar com notas, Portugal já não era o paraíso que até então pareceu, mas, consta que Felipão não gostou dos tablóides de terras de sua majestade. (lá certamente que seria mais difícil atingir o "estatuto" que aqui adquiriu de imediato e seria bem mais difícil calar uma jornalista mais inoportuna já que aqui um simples "VÁ SE FODER!" chega.... e sem que nada lhe aconteça)

Felipão tinha que unir mais uma vez os portugueses, mas, desta vez não seria assim tão fácil porque acabou por dar muito nas vistas no seu "ataque". É certo que o Baía é o jogador de futebol com mais títulos de sempre, mas tinha, aquando da convocatória para o euro 2004, 35 anos. Já no que toca a Quaresma, o caso muda de figura.. Quaresma tinha, mundial de 2006, 23 anos. Foi crucial na dobradinha conquistada pelo Porto e foi considerado o melhor jogador da LigaBetandWin. Desta vez os "seus" adeptos também não acharam muita piada porque é giro não convocar os do Porto, mas giro giro era ganhar alguma coisa, e.. já que eles são os melhores....

Embora muitas vezes tenha sido preciso alguém com capacidade de explosão no banco de Portugal, visto que Figo já não conseguia e Boa Morte e Hugo Viana nunca o conseguiram, Portugal conseguiu um honroso 4º lugar!

Felipão volta a Portugal como um grande herói!
Vida fácil que tem este brasileiro. Enquanto muitos que para aqui vêm trabalham como empregados de mesa ou dentistas, este afortunado "treinador" ganha a vida (uns míseros 150mil euros/mês!! 30mil contos!!) orientando uma média de 1, 1,5 jogos/mês. Scolari cobra também 18mil euros + IVA (!!) por cada palestra (de cerca de 1h) sobre a sua vida/experiência a empresas como a PT, os CTT ou mesmo o Ministério da Economia e da Inovação!! Além de todas estas empresas "estatais" faz ainda publicidade para a Caixa Geral de Depósitos (banco do estado português)... Como vêem o senhor Scolari tem uma vida complicadíssima no nosso país!
Segundo o que foi publicado em alguns jornais, Felipão (também) é bom a tocar guitarra ou "violão" com o próprio diz.. Banalidades de uma vida na capa dos jornais de quem praticamente não trabalha e ganha mais do quádruplo do salário auferido pelo nosso presidente da república!!
Nesta altura já o sr.Scolari "domava" por completo a imprensa portuguesa lendo-se expressões nas capas como "jogo do mata-mata" ou, como li há pouco tempo, "a defesa de Portugal é Bruno Alves e.... feijão com arroz"!!!!

Já este ano, José Couceiro (pelo que dizem) o protegido do sr.Scolari na selecção portuguesa foi despedido pelo PÉSSIMO desempenho de Portugal no Europeu de Sub.21. Prestação essa marcada (entre outras coisas) pela atitude de Zequinha um miúdo de 19 anos que, no calor do jogo, tirou um cartão da mão do árbitro. O jogador português foi suspenso pela federação por 1 ano! A meu ver, Madaíl agiu bem avisando, desde já, quaisquer possíveis seguidores..

Isso transporta-nos para o dia de hoje. Hoje, no jogo entre Portugal e a Sérvia, Scolari que via do banco a sua equipa a ganhar por 1 a 0, decidiu retirar o (mau, mas) único ponta-de-lança português. Esta bela atitude de quem muito percebe de futebol levou a que, após o golo dos sérvios, Scolari visse impotente a sua equipa a desmoronar-se.. o seu emprego de sonho a começar a fugir.. a sua mama portuguesa a acabar...
Numa jogada junto à linha lateral e numa troca de palavras sem qualquer importância entre Dragutinovic e Quaresma, o "senhor" Scolari entra em campo e agride/tentar agredir o jogador do Sevilha!!!
Com os jogadores perplexos (sendo Deco um dos exemplos mais flagrantes) Scolari é levado pelos (suponho eu) dirigentes que se encontravam no banco afim de que este não estragasse, ainda mais, a imagem de um país!! O nosso país!!

Quer no flash-interview quer na conferência de imprensa Scolari tratou (mais uma vez) os portugueses como se fossem todos atrasados mentais!! Scolari alegou que estava a defender o Quaresma de um bando de guerrilheiros armados, quando nas imagens é claro que o jogador sérvio estava apenas a falar com o Quaresma e este (como profissional que é) nem deu relevância..
O grande herói português diz que não tocou em ninguém, como se isto fosse motivo de orgulho.. (se Dragutinovic não se afastasse o desfecho seria muito pior!)
Scolari não teve, sequer a inteligência e a humildade de, na conferência de imprensa admitir que errou, que estava arrependido e que pediu/iria pedir desculpa ao jogador sérvio e, principalmente... aos portugueses! Ao invés disso, Felipão deitou as culpas nos sérvios e no árbitro, tendo ainda o descaramento de pedir à UEFA para castigar Markus Merk.. Pedia-se mais de quem representa Portugal!

É certo que Zequinha agiu mal ao retirar o cartão da mão do árbitro, mas Zequinha é um miúdo de 19 anos que reagiu (mal) à expulsão do companheiro.

Scolari, por sua vez, é um homem de 59 anos! Campeão do mundo! Líder de Portugal na sua selecção principal! Scolari entrou em campo e agrediu o jogador Dragutinovic no jogo contra a Sérvia! A máscara de bonzinho começa a cair.. Depois do castigo de 1 ano a Zequinha e, tendo em conta que o seleccionar aufere 30mil contos/mês acho que se exige um despedimento sem (claro) direito a indemnização!

E assim acaba o seleccionador de todos.. eles!!

0 comentários: