domingo, 14 de outubro de 2007

PORTO: o inimigo público nº1


Não sou grande adepto da selecção.. (vá se lá saber porquê) nem, tão pouco de me revoltar com capas de pasquins de lisboa.. passam.me ao lado!
Mas é incrível toda a lavagem ao cérebro que se faz em portugal!
Com o fim do regime do benfica, havia que manter acesa "a chama imensa" no nosso país, e, como só ganham 1 campeonatozinho de 11 em 11 anos (e só porque o porto teve, em 2005, que reconstruir a equipa) há que chegar ao público por outros meios..

Falo.vos, obviamente, da comunicação social!
Já estamos habituados a ver, nos "telejornais", a exaltação de grandes feitos do benfica como as vitórias com a naval ou o leiria e a ver relegado para segundo plano qualquer jogo do bi.campeão..
Mas nada nos espanta.. Não me lembro de outro contexto.. sempre vivi assim!
Vejamos então a capa do Record (o jornal mais difamador do norte) hoje, 14 outubro de 2007, dia seguinte ao jogo portugal.azerbeijao (ou azerbaijao), cuja antevisão mereceu capa no dia anterior.. Temos, com grande destaque, a equipa de todos eles (a equipa do coração), enquanto que a sua 2ª equipa (a do brasileiro) tem uma chamada de capa, em cima!
A notícia principal refere a renovação de Léo e Nélson, algo que já havia sido capa anteriormente, em detrimento da selecção.. mas realmente era chato por na capa golos de BRUNO ALVES e HUGO ALMEIDA!!
"Vamos pôr o Léo e o Nélson.. Ninguém leva a mal.." conspiraram, certamente, os.... "jornalistas"! E a verdade é que ninguém leva mesmo!
Tomos sabemos os valores desse.. "jornal"!

Estive a fazer uma breve apreciação às capas de edições anteriores do "jornal".. além de serem ridículas todas as (im)possíveis contratações, são escandalosamente facciosas!!

O Record teve, desde o dia 1 de julho até hoje, 14 de outubro.. 106 capas!! e, para os mais distraídos terem noção, atribuiu, 61 (SESSENTA E UMA) ao benfica, 30 ao sporting, 5 ao benfica.sporting, 6 à selecção, 2 ao Mourinho, 1 aos 3 grandes (aquando dos jogos da taça da liga.. sendo o título "Nossa Senhora") e 1 (UMA) capa ao Porto! No fundo.. num pequeno exercício vemos que por cada capa dos bi.campeões há 61 do 3º classificado.. o que é..... admirável!!

É admirável como este pasquim ainda é considerado, por alguns (a quem dá jeito), um jornal desportivo.. Desde 1 de julho até agora, o Porto ganhou 8 jogos, empatou com o vice.campeão da Europa e perdeu um jogo (que mereceu o devido destaque!)..
A única capa atribuída ao Porto, “em exclusivo”, foi que dava o Quaresma com um pé no Real.. e outro no Chelsea (foi dia de festa em lisboa.. mas, como o Record já nos habituou.. tudo se revelou mentira!)..

Admiráveis também são capas com esta que, no dia da Supertaça, nos brindava com os "números de paulo bento".. Mas nada disto me revolta..

Só fico revoltado, com capas como esta:
Esta capa provocou um enorme alarido nacional em torno do brasileiro que, muito às custas desta capa, passou de agressor a vítima! (ler toda a conspiração AQUI)
Revolta.me que, nestas alturas, se dê ao jornal uma credibilidade extraordinária (como se de um jornal de referência se tratasse)...

Mas cá vamos nós... orgulhosamente sós!! Sem ninguém com quem contar...
Não nos importa.... Porque só os mais fortes sobrevivem e nós.... seremos eternos!!

2 comentários:

lucho disse...

parabéns pelo blog e pelo excelente post a retratar a estupidez daqueles energúmenos do Record. Se puderes passa pelo bibo porto e comenta a crónica de hoje do lucho. Abraço.

Paulo Pereira disse...

Temos k ver a importância dos pasquins, nomeadamente a Bola e o Record. Porque eles têm-na. Mais não seja pk permitem à massa associativa e adepta dos clubes de Lisboa, maioritariamente imbecilóide, continuar a levantar-se todos os dias para trabalhar, ancorados nos doces artigos escritos sobre os clubes do coração: eles são os melhores jogadores, as grandes contratações, os jogos fabulosos, num crescendo tal k vai mantendo os "coitadinhos" enlevados, até k acontece a queda. Ciclicamente, apesar de todos os elogios dos jornais, são mesmo os outros k vencem campeonatos, taças e prestigiam o nome do País lá fora. Porque será?

Por mim, k nunca gostei muito de ler literatura rasca, nem tablóides de pouca categoria, confesso k isso tudo me passa ao lado. Ás vezes. Pk situações há k apetece mandá-los à me**a. Já aprendi k não vale a pena. Pk quem escreve isso, sempre com um pensamento detractivo em relação ao FCP, é pk o ódio lhes tolhe o raciocínio. E, por mim, sabe-me mesmo bem ver k essa gentinha acorda a pensar no Porto, trabalha a pensar no Porto e deita-se a pensar no Porto. Tem, inclusivé, pesadelos a pensar no Porto. Para mim, como portista, basta. Pk assim sofrem em duplicado as nossas vitórias.

Abraço,