sábado, 13 de outubro de 2007

balanço de um início fulgurante.. mas sem brilho


7 jogos.. 7 vitórias.. parece perfeito.... mas não chega!
É um paradoxo difícil de explicar a muita gente.. principalmente a quem não vive o porto!

É certo que qualquer adepto dos (actuais) 2º e 4º classificados ficaria exuberante se tal tivesse acontecido lá para os lados de lisboa.. mas para nós, bi.campeões nacionais, ganhar não chega!!

Aqui fica a explicação para o sr.jesualdo e muitos críticos que tenho ouvido/lido ultimamente: O verdadeiro adepto do Porto não se satisfaz SÓ com vitórias.. Logicamente que estas são imprescindíveis para o nosso objectivo clássico que são as faixas de campeão lá para o final da época.. mas queremos mais!! As exibições têm que convencer!! O porto TEM que dar espectáculo todos os jogos!!

Eu adoro ser campeão.. Já o fui.. sei lá quantas vezes.. estou habituado a isso desde muito pequeno, mas se há coisa que adoro é vir do dragão feliz! E para ser feliz (neste contexto) não chegam os 3 pontos.. Há.que dominar o futebol nacional a todos os níveis! O porto TEM que ser campeão e ter a melhor defesa, o melhor ataque, o melhor marcador e.. o melhor futebol!! E isso não tem acontecido esta época..

Há jogos que nunca na vida irei esquecer.. Da época passada posso referir grandes jogos como o Porto 3º classificado 3.2, o Porto sporting 1.1 (meia.final da taça), a final da taça (que, apesar de não ser muito bem jogada.. é sempre +1 título).. e mesmo quando o Porto não ganha, já saí do estádio contente.. no Porto chelsea 1.1 e no chelsea Porto 2.1.. e é destes grandes jogos que quem gosta do Porto e gosta de futebol anseia!!

Este ano vamos lançados pró tri, mas as exibições convencem muito poucos!
Podíamos ter tido um resultado excelente contra o liverpool.. DEVÍAMOS ter esmagado o fátima!!! Podíamos ter dado mais espectáculo (e mais golos!!) contra o sporting, boavista, marítimo e académica! É bom ganhar, mas ganhar 1.0 (com um golo de penalty) contra a académica e passar os minutos finais do jogo a defender e gozar com quem paga o bilhete é desprestigiante para todos nós!!

Os adeptos do Porto são, tal como disse miguel sousa tavares, os melhores do mundo!! Porque não se contentam com as vitórias!! Queremos mais.. e acho que temos legitimidade para falar porque exige.se mais ao Porto!! Há muitos anos que somos campeões e a única equipa em Portugal com projecção mundial, o que faz crescer em nós este orgulho e ambição tão difíceis de explicar..

O sr. jesualdo veio mostrar que não aprendeu a lição ao dizer qualquer coisa como "as vitórias no Porto nem têm sabor" referindo.se à habituação de ganhar.. Pois engana.se!! Não sou de comparar o incomparável, nem de enaltecer o passado a todo o momento (como alguns que, coitados, ainda vêem jogos a preto e branco), mas, por exemplo, antes dos jogos do Porto de mourinho, já se sabia que íamos ganhar.. não sabíamos era por quanto.. e isso incomodava alguém?! Claro que não!! Enchiam.nos de orgulho e de raiva os infiéis!!As vitórias tinham um sabor.. óptimo!! Mas era outro futebol.. havia vitórias.. havia espectáculo.. havia sorrisos nas bancadas!! Este ano ainda não os vi..

Também não podemos desculpabilizar o jesualdo, como alguns, que justificam a forma (calculista) de jogar do Porto com o cansaço de alguns jogadores (Lucho, Tarik, Fucile...) Se é assim, para que é se gastaram 13milhões de euros?!?! É certo que os reforços, para já, tirando um ou outro, deixam muito a desejar... mas não fui eu que os escolhi!!

Estamos com 8 vitórias (4 destas por 1.0), 1 empate e 1 derrota: 14 golos marcados e 2 sofridos! Tudo indica que estamos lançados para o tri, mas a taça da liga nunca a ganharemos (há um ditado que diz "burro velho não aprende".. e a sabedoria popular nunca se engana!).. Com um bom arranque no campeonato, só espero que o Porto confirme o favoritismo na liga.. que façamos mais uma grande festa no jamor.. e que honremos tudo o que foi feito neste clube no passado com grandes exibições na Europa!!

Que tudo isto se cumpra.. e que esta paragem não tenha o mesmo efeito que a do ano passado!!
É impreterível que não percamos pontos nas próximas jornadas.. mas com mais golos.. mais espectáculo.. mais futebol!! Temos que chegar à luz com 33 pontos!! Força Porto!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ganhar jogos não chega.
Como bicampeões temos obrigação de vencer a Liga, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e chegar bem longe na Liga dos Campeões!!

Paulo Pereira disse...

E sair da Luz com 36!:)
Eu sou mais comedido quanto às críticas. O Porto só me deslumbrou contra o Braga, é certo, mas tem sabido ser calculista, cínico e mortífero na finalização. Contra o Liverpool, se é certo k jogamos a ultima meia hora contra 10, tb é certo k uma equipa daquelas, vice-campeã da europa e com mais de 70 milhões gastos em contratações, só veio jogar no Dragão para o pontinho, revelando uma confrangedora falta de ambição. Eles tb são culpados do paupérrimo jogo a k se assistiu.
Interessa, isso sim, continuar na senda de vitórias, depois desta prolongada paragem.

Abraço,

Dragaopentacampeao disse...

Eu gostava também que o Porto, para além da vitórias desse espectáculo.

Temos que ter em conta que todos os adversários que defrontamos até hoje, fecharam-se muito e dificultaram ao máximo a possibilidade de marcarmos muitos golos e de dar o tal espectáculo.

Mesmo o grande Liverpool teve muito respeito e medo de sair do Dragão vergado a uma pesada derrota pelo que veio jogar para o empate.

Estou convencido que o pico de forma da maior parte dos jogadores só se verificará mais lá para a frente. Talvez então se possa juntar o útil ao agradável. Enquanto isso não acontece, que as vitórias se vão mantendo, nem que seja por 1-0.